MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

DIA DE MUITO, VÉSPERA DE POUCO

"Dia de Muito, Véspera de Pouco: A Importância da Sustentabilidade na Gestão Florestal"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Dia de Muito, Véspera de Pouco" traz à tona a reflexão sobre a importância de uma gestão sustentável das florestas. Neste texto, exploraremos a necessidade de adotar práticas que garantam a preservação dos recursos florestais, evitando a exaustão e as consequências negativas para o meio ambiente e para as gerações futuras.

 

DESENVOLVIMENTO

A exploração desenfreada dos recursos florestais, sem considerar a capacidade de regeneração dos ecossistemas, é um exemplo claro de um "Dia de Muito" que acaba resultando em uma "Véspera de Pouco". A demanda crescente por madeira, papel, celulose e outros produtos florestais têm levado à exploração predatória das florestas em muitas partes do mundo.

 

Essa exploração descontrolada traz consequências graves para a biodiversidade, a qualidade do solo, a regulação do clima e a disponibilidade de recursos hídricos. A perda de habitat afeta diretamente as espécies vegetais e animais que dependem das florestas para sobreviver, levando ao declínio populacional e até mesmo à extinção. Além disso, a remoção excessiva de árvores compromete a capacidade das florestas de absorver o carbono da atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

 

Para evitar a "Véspera de Pouco", é fundamental adotar uma abordagem de gestão florestal baseada na sustentabilidade. Isso envolve o uso responsável dos recursos florestais, levando em consideração a capacidade de regeneração dos ecossistemas e promovendo a conservação da biodiversidade. A extração seletiva de madeira, o reflorestamento e o estabelecimento de áreas protegidas são medidas que podem ser implementadas para garantir o equilíbrio entre a exploração e a preservação das florestas.

 

Além disso, é importante incentivar a utilização de produtos florestais certificados, provenientes de fontes sustentáveis. O consumo consciente e a preferência por produtos que sejam produzidos de maneira responsável ajudam a reduzir a pressão sobre as florestas naturais, incentivando a indústria a adotar práticas mais sustentáveis.

 

Outro aspecto crucial é promover a conscientização e a educação ambiental, tanto para a população em geral quanto para os tomadores de decisão. A compreensão dos benefícios das florestas, o reconhecimento de sua importância para a saúde do planeta e o incentivo à participação ativa na sua conservação são fundamentais para garantir um futuro sustentável.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Dia de Muito, Véspera de Pouco" nos lembra da importância da sustentabilidade na gestão florestal. Precisamos adotar práticas que garantam a preservação das florestas, evitando a exaustão dos recursos naturais e as consequências negativas para o meio ambiente. Ao promover uma abordagem de gestão florestal baseada na sustentabilidade, podemos garantir a sobrevivência das florestas e o equilíbrio dos ecossistemas, preservando-os para as gerações futuras. Somente assim poderemos ter um "Dia de Muito" que seja duradouro e benéfico para todos.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.

 

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 23/07/2023
Comentários