MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

CAVALO DADO NÃO SE OLHA OS DENTES

"A Floresta é um Presente: Cavalo Dado Não se Olha os Dentes"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Cavalo Dado Não se Olha os Dentes" pode ser aplicado ao valor intrínseco das florestas, destacando a importância de reconhecer e aproveitar os recursos naturais que nos são oferecidos sem questionamentos. Neste artigo, exploraremos a conexão entre a floresta e esse provérbio, ressaltando como o cuidado e a preservação das florestas são fundamentais para garantir a continuidade dos benefícios que elas nos proporcionam.

 

DESENVOLVIMENTO

As florestas são presentes da natureza, repletas de biodiversidade e recursos valiosos. Quando recebemos esse presente, como no caso de um cavalo, não devemos analisar minuciosamente os seus "dentes" (características ou valor intrínseco), mas sim reconhecer e apreciar sua grandeza e utilidade.

 

Assim como um cavalo dado, a floresta nos presenteia com uma variedade de serviços ecossistêmicos. Ela atua como um importante regulador climático, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a manutenção da qualidade do ar. Além disso, as florestas são fontes de água, ajudando a regular o ciclo hidrológico e fornecendo recursos hídricos essenciais para o abastecimento de rios e lençóis freáticos.

 

A floresta também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade, abrigando uma ampla variedade de espécies vegetais e animais. Ela fornece habitats naturais e corredores ecológicos, promovendo a interação entre diferentes organismos e contribuindo para a estabilidade dos ecossistemas. Além disso, muitas plantas medicinais e recursos naturais valiosos são encontrados nas florestas, fornecendo benefícios econômicos e culturais para as comunidades humanas.

 

Contudo, é importante lembrar que um presente, como a floresta, demanda cuidado e responsabilidade. Assim como um cavalo dado, precisamos zelar pela saúde e bem-estar da floresta, garantindo sua conservação e sustentabilidade.

 

A pressão humana sobre as florestas, incluindo o desmatamento, a exploração descontrolada de recursos naturais e a poluição, pode comprometer a vitalidade e a capacidade de regeneração desses ecossistemas. O provérbio nos alerta para a importância de valorizar e preservar o presente que recebemos, adotando práticas de manejo sustentável e promovendo a conscientização sobre a importância das florestas.

 

CONCLUSÃO

A floresta é um presente valioso e generoso. O ditado popular "Cavalo Dado Não se Olha os Dentes" nos lembra da importância de apreciar e preservar as florestas, reconhecendo os benefícios que elas nos proporcionam. Devemos adotar uma abordagem responsável, promovendo a conservação, a restauração e o uso sustentável das florestas, garantindo que as gerações presentes e futuras possam desfrutar dos múltiplos serviços ecossistêmicos que esses preciosos ecossistemas nos oferecem.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.

 

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 23/07/2023
Alterado em 23/07/2023
Comentários