MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

"Antes Tarde do que Nunca: A Urgência da Preservação Florestal"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Antes Tarde do que Nunca" carrega consigo a mensagem de que é melhor tomar uma atitude atrasada do que não tomar nenhuma ação. Quando aplicamos essa sabedoria às questões florestais, percebemos a importância de agir com urgência para preservar e restaurar os ecossistemas florestais. Neste texto, exploraremos a urgência da preservação florestal e os benefícios que podem ser alcançados mesmo quando a ação é tardia.

 

DESENVOLVIMENTO

As florestas desempenham um papel crucial na manutenção da vida na Terra. Elas são berços de biodiversidade, reguladoras do clima, provedoras de recursos naturais e abrigos para diversas espécies. No entanto, a ação humana ao longo dos anos tem levado à destruição e fragmentação desses ecossistemas vitais.

 

Quando percebemos os impactos negativos da perda florestal, entendemos a necessidade de agir de forma imediata. Afinal, quanto mais tempo levarmos para tomar medidas efetivas de preservação, maior será o dano causado aos ecossistemas e às comunidades que deles dependem.

 

A preservação florestal é um esforço contínuo que envolve a proteção de áreas remanescentes, a restauração de áreas degradadas e a promoção de práticas sustentáveis de manejo. Mesmo que o início dessas ações seja tardio, elas ainda são essenciais para a recuperação e a conservação das florestas.

 

Ao preservar as florestas, estamos protegendo a biodiversidade. Esses ecossistemas são o lar de milhares de espécies vegetais e animais, muitas das quais estão ameaçadas ou em perigo de extinção. Ao agir com urgência, podemos garantir a sobrevivência dessas espécies e preservar a riqueza biológica que as florestas abrigam.

 

Além disso, a preservação florestal desempenha um papel importante na mitigação das mudanças climáticas. As florestas atuam como sumidouros de carbono, absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera e ajudando a estabilizar o clima global. Ao proteger e restaurar as florestas, estamos combatendo o aquecimento global e seus efeitos adversos.

 

A ação tardia também pode trazer resultados positivos. Mesmo que uma floresta tenha sido significativamente degradada, é possível realizar esforços de restauração e recuperação. Por meio do plantio de árvores, reabilitação de áreas desmatadas e adoção de práticas sustentáveis, é possível revitalizar os ecossistemas florestais e permitir que eles se recuperem ao longo do tempo.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Antes Tarde do que Nunca" é um lembrete poderoso da urgência da preservação florestal. Embora a ação tardia possa trazer desafios adicionais, é essencial agir de forma decisiva para proteger e restaurar os ecossistemas florestais

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 23/07/2023
Comentários