MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO

"O Valor da Solidão na Floresta: Antes Só do que Mal Acompanhado"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O provérbio popular "Antes Só do que Mal Acompanhado" destaca a importância da solidão e da autossuficiência em certas situações. Ao explorar a conexão entre esse provérbio e a floresta, podemos refletir sobre a tranquilidade e o equilíbrio encontrados em um ambiente natural, onde estar sozinho muitas vezes é preferível a estar em companhia inadequada. Neste artigo, discutiremos como a solidão na floresta pode ser valorizada e como os ecossistemas florestais prosperam em seu estado natural.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um lugar de serenidade e paz, onde a solidão pode ser uma experiência enriquecedora. Ao estar sozinho na floresta, somos convidados a nos conectar com a natureza, a desfrutar de sua beleza e a refletir sobre nós mesmos. Esses momentos de introspecção e comunhão com a natureza podem proporcionar um senso de calma, revitalização e inspiração.

 

Na floresta, a natureza opera em harmonia sem a interferência constante do ser humano. Os ecossistemas florestais têm a capacidade de autorregulação, mantendo o equilíbrio entre as diferentes espécies e os recursos disponíveis. A ausência de perturbações causadas pela presença humana muitas vezes é benéfica para a saúde e a diversidade dos ecossistemas florestais.

 

Além disso, a solidão na floresta nos permite apreciar a interdependência e a integração dos elementos naturais. As árvores, plantas, animais e micro-organismos da floresta formam uma teia complexa de relações, onde cada ser desempenha um papel essencial. A floresta nos ensina que a solidão não significa isolamento completo, mas sim estar em companhia da natureza e de seus diversos habitantes.

 

A floresta é um exemplo de autossuficiência e resiliência. As árvores, por exemplo, têm a capacidade de obter água, luz solar e nutrientes do solo, sem depender de intervenção externa. Elas se adaptam às condições ambientais e crescem em harmonia com o ecossistema ao seu redor. Da mesma forma, os animais selvagens encontram alimento, abrigo e reprodução na floresta, demonstrando sua habilidade de prosperar em um ambiente natural.

 

CONCLUSÃO

O provérbio "Antes Só do que Mal Acompanhado" nos lembra do valor da solidão na floresta, onde podemos encontrar paz, serenidade e conexão com a natureza. Ao estarmos sozinhos na floresta, apreciamos a autossuficiência dos ecossistemas florestais e testemunhamos a harmonia natural que existe quando deixamos a natureza seguir seu curso. Devemos valorizar esses momentos de solidão na floresta, reconhecendo a sabedoria e a beleza intrínseca encontradas na autossuficiência e na resiliência dos ecossistemas florestais.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 23/07/2023
Comentários