MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

"ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA”

"A Persistência da Natureza: O Poder da Água e da Floresta"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" nos convida a refletir sobre o poder da persistência e da paciência. Neste texto, vamos explorar como a água e a floresta, juntas, são capazes de moldar e transformar o ambiente ao longo do tempo.

 

DESENVOLVIMENTO

A água é um elemento fundamental para a vida e desempenha um papel crucial na formação e na transformação da paisagem. Através da sua ação constante e paciente, a água molda as rochas e cria vales, rios e cachoeiras. Essa persistência nos mostra que mesmo algo aparentemente frágil, como a água, pode ter um impacto significativo quando aplicada de forma consistente e contínua.

 

Assim como a água, a floresta também possui um poder transformador. Ao longo de décadas e séculos, as árvores crescem, expandem suas raízes e se estabelecem firmemente no solo. Suas raízes, ao se infiltrarem nas fendas das rochas, exercem uma pressão constante, contribuindo para a sua fragmentação. Esse processo, conhecido como intemperismo biológico, é um exemplo do poder da natureza em modificar o ambiente.

 

A floresta também exerce um papel importante na regulação do ciclo hidrológico. As árvores capturam e armazenam a água da chuva, permitindo sua infiltração gradual no solo e evitando a erosão. Além disso, a cobertura vegetal da floresta atua como um filtro natural, purificando a água que flui pelos rios e córregos.

 

O ditado popular nos lembra que, mesmo diante de obstáculos aparentemente insuperáveis, a persistência pode levar ao sucesso. A ação constante da água e a força da floresta nos mostram que mesmo as coisas mais difíceis podem ser superadas com paciência e determinação.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até fura" nos ensina sobre a persistência e o poder transformador da natureza. Assim como a água molda as rochas ao longo do tempo, a floresta exerce sua influência no ambiente, modificando paisagens e regulando o ciclo da água. Que possamos nos inspirar na natureza e aplicar a persistência e a paciência em nossas vidas, enfrentando desafios com determinação e confiando na capacidade de superação. Assim como a água e a floresta, poderemos alcançar resultados surpreendentes e duradouros.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 23/07/2023
Comentários