MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

NA SECA NORDESTINA, URUBU VIRA GALINHA

NA SECA NORDESTINA, URUBU VIRA GALINHA

Moacir José Sales Medrado[1]

 

No sertão nordestino, a seca não é apenas um fenômeno meteorológico, é uma realidade que redefine a vida. Em 2023, inúmeros municípios foram assolados por estiagens severas, afetando profundamente tanto a agricultura quanto a pecuária. Especialmente impactados são os pequenos agricultores, aqueles que, apesar de seu profundo conhecimento das espécies forrageiras arbóreas e arbustivas do semiárido, enfrentam uma luta desigual sem recursos ou infraestrutura adequada.

 

A caatinga, esse bioma único que se estende por uma vasta área incluindo dez estados, é tanto vítima quanto testemunha desta tragédia. Em tempos de seca extrema, a situação torna-se tão desesperadora que o urubu, em sua astúcia de sobrevivência, não precisa mais voar - basta andar de uma carcaça a outra. Este cenário macabro simboliza a crueza da realidade que muitos enfrentam.

 

Intriga-me, todavia, a presença de inúmeras árvores verdes - um contraste vívido contra o cenário de aridez - que permanecem inexploradas para alimentação. Aqui reside uma questão latente: por que não utilizamos mais eficientemente estas espécies arbóreas e arbustivas? Espécies como catanduva, sabiá, catingueira, umbuzeiro, juazeiro, mororó, jurema preta juntamente com as já quase naturalizadas algaroba, gliricidia e leucena. Vale ressaltar, além das árvores e arbusto, nossas  cactaceas  nativas mandacaru e facheiro e a exótica "palma forrageira" que possuem um potencial imenso para mitigar os efeitos da seca.

 

Porém, a realidade é mais complexa. Em visitas ao interior da Paraíba, me deparei com o paradoxo do descaso para com essas espécies nativas. Um amigo, criador de ovinos, revelou-me um ponto crucial: muitas destas plantas são espinhosas e, portanto, consideradas inadequadas para alimentação animal. Este desafio, contudo, deveria ser uma convocação para a inovação científica e tecnológica, não um obstáculo intransponível.

 

O que falta, talvez, seja um olhar mais atento e recursos mais robustos direcionados à pesquisa. O Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e, em especial, a Embrapa, necessitam de investimentos para explorar o potencial das leguminosas do semiárido, com um foco especial nas espécies endêmicas da caatinga.

 

Além da pesquisa, é essencial um apoio efetivo aos agricultores nordestinos, em especial do semiárido. Programas que realmente atendam às necessidades locais, como a construção de barragens subterrâneas, cisternas, e o aprimoramento de técnicas de manejo de forrageiras tolerantes à seca, são vitais. A assistência técnica precisa não apenas ensinar, mas também aprender com aqueles que vivem e respiram a realidade do semiárido. Polos agroflorestais com recursos para agroindustrialização, treinamento e apoio à comercialização, são, também, essenciais.

 

Em tempos de seca, a vida se transforma e exige de nós não apenas compaixão, mas ação. "Na Seca Nordestina, Urubu Vira Galinha" não é somente um título; é um lembrete da nossa responsabilidade para com aqueles que enfrentam diariamente os desafios impostos por um clima implacável

 


[1] Engenheiro Agronômo (UFCE), Especialista em Planejamento Agricola (SUDAM-SEPLAN Ministério da Agricultura), Doutor em Agricultura (ESALQ/USP), Pesquisador Sênior (EMBRAPA-aposentado), Proprietário da Empresa Medrado e Consultores Agroflorestais Associados.

 

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 29/12/2023
Alterado em 29/12/2023
Comentários