MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

Este trabalho publicado pela Embrapa em 2019 e organizado por Cristiane Aparecida Fioravante Reis, Edilson Batista de Oliveira e Alisson Moura Santos, explora o cultivo do mogno-africano (gênero Khaya) no Brasil, destacando as espécies de maior interesse: K. anthotheca, K. grandifoliola, K. ivorensis e K. senegalensis.

 

Estrutura e Conteúdo

O livro aborda aspectos técnicos e científicos essenciais ao cultivo do mogno-africano, incluindo:

 

Características botânicas: Descrição detalhada das espécies de Khaya e suas adaptações naturais.

Importância econômica e usos: A madeira do mogno-africano é valorizada em diversos setores, como fabricação de móveis, construção civil e instrumentos musicais, devido à sua semelhança com o mogno-brasileiro.

 

Aspectos legais e políticas públicas: Orientações sobre regulamentações e incentivos governamentais para o cultivo dessas espécies.

 

Zoneamento e aspectos silviculturais: Requisitos de solo, clima e práticas de manejo em diferentes regiões do Brasil.

 

Crescimento e produção: Estudos sobre o desenvolvimento das árvores em território brasileiro e a expectativa de colheita para madeira de maior valor.

 

Enfermidades e pragas: Identificação de doenças e insetos que podem impactar a produtividade, incluindo estratégias para manejo.

 

Tecnologias e certificação: Utilização de softwares para manejo e a importância da certificação florestal para a comercialização.

 

Contribuições e Relevância

Este trabalho é um guia abrangente e atualizado para técnicos, produtores, estudantes e pesquisadores interessados no cultivo de mogno-africano no Brasil. Ele promove a sustentabilidade e a rentabilidade do cultivo, abordando práticas de manejo que minimizam impactos ambientais e incentivam a recuperação de áreas degradadas.

 

Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112698. Acessado em 13/11/2024

MOACIR MEDRADO
Enviado por MOACIR MEDRADO em 13/11/2024
Alterado em 13/11/2024
Comentários