MOACIR MEDRADO - MOGA
Um pouco do que tenho sido além do físico
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

OS TRÊS AMORES

 

Castro Alves (1847 – 1871)

I

 

Arriba Abajo Minh’alma é como a fronte sonhadora                      

do louco bardo, que Ferrara chora...             

Sou Tasso!... a primavera de teus risos                    

de minha vida as solidões enflora...             

Longe de ti eu bebo os teus perfumes,

sigo na terra de teu passo os lumes...            

-Tu és Eleonora...                  

 

 

II

 

Meu coração desmaia pensativo,                  

cismando em tua rosa predileta.                   

Sou teu pálido amante vaporoso,

sou teu Romeu... teu lânguido poeta!...                    

Sonho-te às vezes virgem... seminua...                     

Roubo-te um casto beijo à luz da lua...                    

-E tu és Julieta...                    

 

III

 

Na volúpia das noites andaluzas

o sangue ardente em minhas veias rola...                 

Sou D. Juan!... Donzelas amorosas,             

vós conheceis-me os trenos na viola!                       

Sobre o leito do amor teu seio brilha...                     

Eu morro, se desfaço-te a mantilha...

Tu és -Júlia, a Espanhola!...

 

Quem bate? -«A noite é sombria!»               

-Quem bate? -«É rijo o tufão!...                   

não ouvis? A ventania                       

ladra à lua como um cão.»                

-Quem bate? -«O nome qu’importa?»

Chamo-me dor... abre a porta!                      

Chamo-me frio... abre o lar!             

Dá-me pão... chamo-me fome!                     

Necessidade «é o meu nome!»                     

-Mendigo! Podes passar!

 

«Mulher, se eu falar, prometes                     

a porta abrir-me?» -Talvez.               

-«Olha... Nas cãs deste velho            

verás fanados lauréis.            

Há no meu crânio enrugado

o fundo sulco traçado            

pela c’roa imperial.                

Foragido, errante espectro,               

meu cajado - já foi cetro!                  

Meus trapos - manto real!»

 

-Senhor, minha casa é pobre...                     

ide bater a um solar!              

-«De lá venho... O rei fantasma                    

baniram do próprio lar.                     

Nas largas escadarias,

nas vetustas galerias,             

os pajens e as cortesãs,                     

cantavam!... Reinava a orgia!...                    

Festa! Festa! E ninguém via             

o rei coberto de cãs!»

 

-Fantasma! Aos grandes que tombam,                     

é palácio o mausoléu!            

-«Silêncio! De longe eu venho...                  

Também meu túmulo morreu.                      

O sec’lo - traça que medra

nos livros feitos de pedra -                

rói o mármore, cruel.             

O tempo -Átila terrível                      

quebra co’a pata invisível                 

sarcófago e capitel».

 

Desgraça então para o espectro,                   

quer seja Homero ou Solon,             

se, medindo a treva imensa               

vai bater ao Panteon...                      

O motim - nero profano -

no ventre da cova insano                   

mergulha os dedos cruéis.                 

Da guerra nos paroxismos                 

se abismam mesmo os abismos                    

e o morto morre outra vez!

 

«Então, nas sombras infindas,                      

s’e esbarram em confusão                

os fantasmas sem abrigo                   

nem no espaço, nem no chão...                     

As almas angustiadas,

como águias desaninhadas,              

gemendo voam no ar.            

E enchem de vagos lamentos            

as vagas negras dos ventos,              

os ventos do negro mar!

 

«Bati a todas as portas                      

nem uma só me acolheu!...»             

-Entra! -Uma voz argentina              

dentro do lar respondeu.                   

-Entra, pois! Sombra exilada,

entra! O verso -é uma pousada                     

aos reis que perdidos vão.                 

A estrofe - é a púrpura extrema,                   

último trono - é o poema!                 

Último asilo -a Canção!...

 

CASTRO ALVES
Enviado por MOACIR MEDRADO em 16/01/2026
Comentários