Descrição breve: Uma reflexão sobre o potencial da técnica japonesa de carbonização da madeira para agregar valor à madeira jovem de desbaste de espécies como mogno africano e cedro australiano.
Moacir José Sales Medrado[1]
Em plantios de espécies como o mogno africano (Khaya ivorensis) e o cedro australiano (Toona ciliata), o manejo recomenda intervenções precoces para favorecer o crescimento das árvores remanescentes. No entanto, a madeira retirada nessas operações — geralmente de diâmetro reduzido e com alta proporção de lenho juvenil — raramente encontra mercados capazes de remunerar adequadamente o produtor. O resultado? Um passivo de manejo que, muitas vezes, acaba subutilizado ou relegado a usos de baixo valor.
Nesse contexto, vale trazer à discussão uma técnica tradicional japonesa conhecida como Shou Sugi Ban — ou Yakisugi — que consiste na carbonização superficial controlada da madeira.
O processo gera uma camada externa carbonizada que confere maior resistência ao intemperismo, reduz a absorção de umidade e cria uma estética marcante, hoje amplamente valorizada na arquitetura contemporânea. Embora historicamente associada ao cedro japonês, a técnica tem sido testada e aplicada em diferentes espécies ao redor do mundo, abrindo caminho para inovações.
Do ponto de vista tecnológico, a carbonização superficial apresenta características que merecem atenção quando se pensa no aproveitamento da madeira jovem.
O processo tende a estabilizar a camada externa, reduzindo parte das limitações típicas do lenho juvenil — como maior movimentação higroscópica e menor durabilidade natural. Em espécies de boa trabalhabilidade e grã relativamente regular — como o mogno africano e o cedro australiano — a carbonização pode produzir superfícies homogêneas, visualmente atraentes e prontas para aplicações arquitetônicas de alto padrão.
Contudo, como ocorre em qualquer proposta de inovação na cadeia florestal, a questão decisiva não é apenas técnica, mas econômica e logística. Não basta que a técnica funcione; é necessário que ela faça sentido dentro da lógica produtiva e industrial do setor.
E isso nos leva a um conjunto de questões que talvez mereça ser explorado de forma mais ampla pela comunidade florestal e pela indústria da madeira:
Qual seria a escala mínima de produção necessária para viabilizar uma pequena indústria baseada nesse tipo de processamento?
Que volume anual de madeira jovem seria necessário para manter uma unidade operando com regularidade?
Os polos de plantio existentes no país teriam base florestal suficiente para alimentar uma iniciativa desse tipo?
O mercado brasileiro de arquitetura e design absorveria produtos com esse acabamento em escala relevante — ou seria necessário mirar nichos específicos, como fachadas, revestimentos ou mobiliário autoral?
Outro ponto importante diz respeito às condições territoriais e logísticas necessárias para sustentar um polo produtivo baseado nessa ideia.
É razoável imaginar que alguns fatores seriam decisivos:
- Existência de plantios comerciais suficientes para garantir fluxo contínuo de madeira de desbaste
- Proximidade relativa entre as áreas produtoras e a unidade industrial
- Acesso a mercados consumidores capazes de valorizar produtos diferenciados
- Mão de obra qualificada para dominar a técnica
A técnica em si, pelo que se observa em experiências internacionais, não parece exigir estruturas industriais altamente complexas. Sistemas artesanais convivem com linhas semiautomatizadas em países como Japão, EUA e Canadá. Ainda assim, qualquer tentativa de adaptação à realidade brasileira precisaria considerar custos operacionais, eficiência energética e, sobretudo, posicionamento de mercado.
Talvez o ponto mais interessante dessa discussão seja outro.
A silvicultura brasileira de espécies nobres ainda busca modelos econômicos mais robustos para seus desbastes iniciais. Se parte dessa madeira pudesse ser direcionada para produtos de maior valor agregado — em vez de compor biomassa ou serraria de baixa qualidade —, o próprio manejo florestal poderia se tornar mais sustentável do ponto de vista financeiro.
A técnica japonesa, nesse sentido, aparece menos como uma solução mágica e mais como um convite à experimentação.
Não se trata, evidentemente, de apresentar uma resposta pronta. Trata-se de colocar sobre a mesa uma possibilidade tecnológica que talvez mereça ser analisada com maior profundidade — e, quem sabe, testada em escala piloto por algum polo produtivo mais ousado.
Será que a carbonização superficial da madeira poderia abrir um novo caminho para o aproveitamento de madeira jovem no Brasil? Ou estamos diante apenas de mais uma ideia interessante que não resistiria à realidade econômica da cadeia produtiva?
Talvez a resposta dependa menos da técnica em si e mais da capacidade do setor florestal brasileiro de experimentar, adaptar e construir novos mercados para a madeira que produz. Afinal, inovar não é apenas dominar uma tecnologia — é saber transformar matéria-prima em valor percebido.
[1] Engenheiro Agrônomo (UFCE), Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura), Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (EMBRAPA aposentado), Doutor em Agronomia (ESALQ / USP)